No que se refere as obrigações trabalhistas e do recolhimento de encargos sociais devemos estar atentos, seja pela peculiar condição da relação entre a empresa e seus empregados ou pela exigência de prazos para a execução das muitas rotinas envolvidas, aliada às multas quando da sua não observância.
De igual relevância temos o aspecto das várias fontes da legislação que norteiam a matéria. Além da própria CLT e de vários outros regulamentos específicos, sempre deverá ser verificada a convenção coletiva de trabalho das categorias de empregados contratados pela empresa. Isso porque, na maioria das vezes, são assegurados direitos e vantagens, que variam de uma para outra categoria de trabalhadores.
Pelo que foi exposto e importante frisar, evidentemente que as considerações aqui expressas não esgotam o assunto. Sempre que surgirem dúvidas, recomenda-se entrar em contato com o Departamento de Pessoal. Listamos a seguir as as rotinas mais comuns dentro dessa área desse dapartamento.
Admissão e demisão de funcionários
Controle de Ferias
Controle da folha de pagamento
Alterações de cargos e salários
Horários de trabalho
Fgts e Previdência